BOTIJA DE FLUÍDO REFRIGERANTE PARA SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO
Características:
O Refrigerante R-134a não agride a camada de ozônio, pois é HFC - hidrofluorcarbono. Esse fluído é uma substituição para o R-12, que possui em suas substâncias moleculares componentes que agridem a camada de ozônio e que foi banido em 2010, tanto para produção como para comercialização. Porém, muitos equipamentos ainda estão instalados com este fluido. O R-134a é usado em sistemas de refrigeração de médias e altas temperaturas de evaporação (acima de -7º C).
Apesar de ser muito indicado para sistemas novos, pode ser uma boa opção para Retrofit, desde que, observados os aspectos técnicos como: troca do óleo lubrificante do compressor e troca do dispositivo de expansão.
Todos os sistema de refrigeração e ar condicionado que utilizam HFC-134a podem utilizar também o óleo lubrificante POE - poliolester para o compressor. Para os condicionadores de ar automotivos, deve-se usar o óleo lubrificante PAG - polialquileno glicol.
O fluido refrigerante R-134a é recomendado para o uso em condicionadores de ar automotivo, pois sua temperatura é bem mais baixa quando comparamos com o fluido refrigerante R-12, além de não possuir nenhum componente agressivo a camada de ozônio, garantia de utilização pelo Protocolo de Montreal.
Compatível com sistemas de refrigeração
Equipamentos de Refrigeração Doméstica, Comercial e Industrial
Condicionador de Ar Automotivo
Chiller
Especificações técnicas
Classificação ASHRAE: R134a
Tipo: HFC
Benefícios do R134a:
É indicado para aplicação em condicionador de ar automotivo
A temperatura de descarga do compressor é significativamente mais baixa quando comparada à do R-12
HFC: não apresenta potencial de degradação da camada de ozônio: Sua utilização não será interrompida devido ao Protocolo de Montreal
Baixa toxicidade, similar ao R-12
Não é inflamável.